Notícias e Artigos

Por que preciso de um Advogado?

Em várias situações, a ação de um advogado pode ajudar, de forma rápida e eficiente, a resolver ou até mesmo prevenir um problema. Saiba quando você pode precisar da ajuda de um advogado.

Um assessoramento legal, quando procurado no tempo certo, pode evitar futuras dores de cabeça.

Isto significa que não é preciso esperar a situação se complicar para procurar um especialista que defenda seus direitos.

A procura por um advogado para esclarecimentos de questões relativas aos seus direitos, quando feita com antecedência, permite ao profissional a previsão das possibilidades de forma mais oportuna, facilitando nas decisões a serem tomadas.

Um profissional qualificado e de confiança poderá ajudar na resolução do seu problema de maneira eficaz, porém, é preciso estar atento! Verifique o registro do advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se é um especialista na área em que você procura ajuda.

Exija um contrato que especifique as condições da oferta do serviço prestado, honorários e formas de pagamento. Leia o documento com calma antes de assinar e guarde bem a sua cópia.

O que um advogado faz?

O advogado é um profissional que defende os direitos e interesses do cliente baseado na legislação do país.

Pessoas físicas ou jurídicas (empresas, MEI…) podem ser representadas por ele nas audiências.

Inicialmente, o advogado irá conversar com o cliente para entender a situação e indicar as melhores ações que poderão ser tomadas.

Somente após esta conversa, ele poderá compor a defesa do cliente, conforme a situação apresentada por ele.

Feito isso, o advogado verifica qual a área do direto em que a queixa do cliente se encaixa.

Conheça o trabalho realizados por um advogado nas diferentes áreas do direito:

Direito Civil

Nesta área o advogado atua defendendo os direitos civis de seus clientes.

O direito civil é composto por um conjunto de regras e princípios que norteiam as nossas relações privadas com as demais pessoas.

Formular contratos, lidar com situações relativas à herança, são exemplos de situações em que é possível e necessária a atuação de um advogado civil. Ele fica responsável pelas etapas do processo jurídico, por realizar negociações e acordos.

O advogado civil pode trabalhar em ações de cobrança, de despejo, de adoção e tutela, contratos de compra e venda, danos morais, indenizações, negociações de precatórios, recuperação de crédito, renegociação de contratos, testamentos e inventários.

Direito Trabalhista e Previdenciário

Um advogado trabalhista pode atuar tanto a favor da empresa, quanto do empregado, representando seus interesses.

Se o empregado deixa a empresa e entra na justiça com o pedido da rescisão indireta do contrato (em que ele recebe todos os direitos trabalhistas, como a multa rescisória, FGTS e seguro desemprego), se houve erro no cálculo de horas extras ou férias, ou desvio de função, comumente, a empresa e o trabalhador contratam um advogado trabalhista.

Nestes casos, primeiramente o advogado irá trabalhar na tentativa de um acordo entre as partes, para que não seja necessário dar entrada com um processo jurídico.

Se não houver um acordo, o advogado irá elaborar o documento que será apresentado ao Tribunal de Justiça, expondo a situação e os interesses do cliente, com embasamento nas leis trabalhistas vigentes.

Agora, o advogado precisará entrar em contato com as possíveis testemunhas deste processo e coletar os depoimentos para fundamentar o caso.

Feito isso, o advogado irá fazer todo o acompanhamento do processo, verificar em quais instâncias ele está sendo analisado e informar ao cliente sobre o seu andamento.

Quando for necessária a presença do cliente, o advogado também deverá informá-lo e orientá-lo sobre como proceder se for o caso de prestar um depoimento ao juiz.

Direito penal

O advogado que atua nesta área é chamado de advogado criminalista, ele defende a vítima de um crime ou de alguém que esteja sendo acusado de cometer um crime.

Com base nos inquéritos policiais ou em ações penais o advogado elabora a defesa do cliente.

Provavelmente você já viu em uma cena de filme ou de novela, quando um cidadão é preso e é preciso chamar um advogado. É o advogado criminalista que aparece, para solicitar a revogação, o relaxamento da prisão, ou a liberdade provisória, para que o acusado possa responder em liberdade.

Uma outra vertente de trabalho deste advogado é o Direito Penal Empresarial.

Em casos de crimes de sonegação fiscal, de lavagem de dinheiro, contra o sistema financeiro, infrações penais relacionadas com as leis ambientais ou de licitações, ele pode elaborar a defesa ou a acusação.

Direito tributário

Aqui, o profissional irá atuar com questões relativas ao pagamento de impostos e tributos.

Por meio de consultorias prestadas às empresas, o advogado tributário, ou tributarista, realiza ações preventivas, orientando quanto ao planejamento tributário, e a melhor forma de pagar os impostos.

Ele é capaz de fazer um diagnóstico de risco para a empresa e, com base nele, é possível orientar quanto a melhor forma de pagar os tributos.

Além dos casos de prevenção e orientação quanto ao pagamento dos impostos, o advogado tributarista atua na contestação ou nas discussões administrativas e judiciais, na defesa do patrimônio de seu cliente por meio do acompanhamento de processos de execução fiscal.

Se a empresa está em débito com os tributos, o advogado trabalha para que a empresa possa regularizar as pendências, e obter a Certidão Negativa de Débitos.

Direito empresárial

O advogado empresarial garante a segurança jurídica da instituição, seja no departamento jurídico da própria empresa ou em um escritório de advocacia terceirizado.

Nos casos em que a empresa precisa de um empréstimo bancário, o advogado empresarial pode analisar o contrato, garantindo um melhor acordo para a empresa e deixando o gestor ciente de todas as implicações no caso de não pagamento da dívida.

Ele atua nos processos de abertura de empresas, elabora o contrato social, em que as cláusulas devem conter as necessidades dos participantes do negócio.

Este profissional visa proteger o capital social da empresa, elaborando o contrato em caso de fusão ou parcerias.

Direito Eleitoral

O advogado eleitoral estuda as leis que regem o sistema eleitoral do país.

Ele atua para garantir que o resultado das eleições seja legítimo.

Pode acompanhar o processo de uma campanha eleitoral quando contratado por um partido político, objetivando que o andamento de todo processo ocorra em conformidade com a lei.

Direito Ambiental

O advogado ambientalista lida com as leis ambientais.

Para as empresas, ele trabalha com o intuito de adequar o seu funcionamento econômico às leis do meio ambiente.

Para conseguir as licenças ambientais necessárias, este profissional elabora pareceres técnicos e laudos ambientais. Ele estabelece o contato com os órgãos oficiais gestores do meio ambiente.

Ele também elabora a defesa do cliente em casos que envolvam algum tipo de infração administrativa ou ação civil sobre crimes ambientais.

compartilhar